25 de junho de 2012

Iron Sky (2012)

Sinopse: No filme, em 1945, percebendo que perderam a Segunda Guerra Mundial, os nazis reúnem as suas lideranças, seus cientistas e seus pensadores e mandam-nos para a Lua para uma base especial desconhecida.73 anos depois, em 2018, eles estão prontos para atacar o planeta novamente – desta vez vindos do lado negro do satélite natural.

Critica: Nazis no lado negro da Lua? Não pode ser! Tenho que ver o filme e rápido. Depois de terem sido derrotados na 2ª Guerra Mundial, moveram-se secretamente para a Lua. Lá construíram uma máquina gigantesca para conquistar a Terra. E adivinhem o que se passou? Não, não é isso que estão a pensar. 70 anos depois foram descobertos por um simples astronauta que fez uma viagem aeroespacial à Lua. Uma co-produção finlandesa, alemã e australiana, Iron Sky não chega aos calcanhares daquilo que esperaria e do que anunciava ser! A ideologia é boa, os cenários também (as naves e o guarda-roupa), mas o argumento e a categoria de actuação dos envolvidos é razoável. O conhecimento do publico aos actores também não ajuda muito, os actores são pouco conhecidos. Com isso tudo, este filme deixa ainda muito por desejar. É um filme comparado aos antigos filmes B. Mas neste caso, a tecnologia deu um toque valente no filme. A ideia, como já disse, era boa: nazis a tentar invadir a terra depois da derrota com naves espaciais, e claro, com toda aquela "pompa e circunstância" que acompanha o Nazismo nos filmes! Era a invasão perfeita se tivesse sido concretizada, mas desta vez sem 'aliens' nem outras criaturas estranhas!      O finlandês Timo Vuorensola (músico numa banda black metal) não conseguiu nem impor o guião nem fazer a realização que se previa neste filme.
O resultado final é aceitável e eu gostei. Sempre é diferente do que Hollywood apresenta. Claro que o filme é curto, e quando começamos a ver quase nem reparamos no final do filme. Quem ganha no final? Não será dito aqui por uma questão lógica!


Ficha Técnica:
Nome Original: Iron Sky
Realização: Timo Vuorensola
Argumento: Johana Sinisala e Jarmo Puskala
Elenco Principal: Peta Sergeant, Julia Dietze, Udo Kier e Christopher Kirby
Género: Acção | Guerra | Ficção Cientifica
Trailer: Iron Sky Trailer
Nota Critica: 6/10

Sem comentários: